quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Cinomose? Aqui não.

           
              Hoje iremos falar sobre uma doença que assombra a maior parte dos tutores de cães no mundo: A cinomose.

              O que é a cinomose?  
                           
          Durante toda a nossa vida estamos expostos a bactérias, vírus e parasitas que podem causar doenças, algumas das quais graves e até fatais, nossos cães também estão expostos a esses tipos de infestações.

                 
          Não existe ninguém melhor do que você para perceber possíveis mudanças de comportamento que afetam o bem estar do seu cão. Conversando com seu veterinário você pode verificar a melhor forma de prevenir e controlar possíveis riscos, desenvolvendo um programa completo para a saúde de seu melhor amigo.

(http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cinomose/)
                                         

Como é transmitida?

Qualquer cachorro pode ser acometido de cinomose de diferentes formas. Pode ser através de via direta (secreções nasais, fezes, etc).
É muito importante isolar o animal contaminado para o tratamento, ou até em medida extrema isolar o animal que possa ser possível incubador da doença, mesmo que sem sintomas. 

Principais sintomas da cinomose:

* Perda de apetite,
*Falta de coordenação,
*Vômito e diarreia,
*Tosse e espirros,
*Secreção no nariz e nos olhos,
*Febre,
*Apatia.



A cinomose tem cura? Como se trata?

A cinomose é considerada a maior ameaça à saúde dos cachorros depois da raiva. Apesar de ser uma doença grave, nem todos os animais infectados morrem. Estima-se que a taxa de mortalidade varie de 25 a 75% entre os animais doentes. 

Vale lembrar que o tratamento da cinomose é sintomático, ou seja, procura diminuir a intensidade dos sintomas decorrentes da doença, enquanto o organismo do animal tenta se recuperar.


Tratar dos sintomas é fundamental para diminuir o sofrimento do seu cachorro ou mesmo permitir que ele tenha forças para se recuperar. Mesmo depois de curados muitos cães podem manifestar sintomas neurológicos por toda a vida.


 A melhor opção para combater a cinomose
é a prevenção através da vacinação.

Dica importante: Animais doentes, subnutridos ou já parasitados devem ser primeiro tratados para que depois recebam a vacina contra a cinomose.

(http://tatinew.wordpress.com/page/138/)

               Os cães devem ser revacinados uma vez ao ano contra a cinomose.


      Consulte sempre seu veterinário. Ele é a melhor pessoa para determinar o programa de vacinação ideal para seu animal de estimação.







Post by Jéssica Rebeca

Nenhum comentário:

Postar um comentário